Minha lista de blogs

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Personagens de boteco

Meu saudoso pai tinha um boteco e mercadinho em Colatina , por lá apareciam sempre umas pessoas muito exóticas e pitorescas ...lembro bem do Luiz Barbeiro , com seu cabelo super preto , banhado em óleo Atalaia . 
Ele confidenciou ao meu pai , que vendia os frascos de óleo Atalaia por um preço exorbitante , alegando 
ser um produto dos Estados Unidos ...quando na verdade , ele comprava os óleos em Vitória ! 
Esse homem tinha por costume comprar os mantimentos em gramas :  eram 200 gramas de arroz , 300 gramas de feijão , 400 gramas de açucar ...quando questionado por meu pai , o motivo das compras em gramas , ele se justificava assim : ___ isso é igual isca no meio de lambari , comem tudo em segundos !!!
prefiro comprar aos poucos , assim economizo mais ...se levo muita comida , comem tudo de uma vez ...
Apreciador da beleza feminina , Luiz gostava de olhar uma moça perfumada e maquiada , que todos os dias passava em frente ao boteco ...ele a apelidou de bomba atômica ! pois sua formosura , era tão devastadora quanto a tal bomba ...O filho ás vezes aparecia por lá , um menino de uns 10 anos , bem parecido com o 
pai ...ele dizia que o filho seria chefe da nação ! e elogiava o filho , muito inteligente , igualzinho ao pai .

Havia também o Noventa e Nove , sujeito bigodudo e de cabelos lisos e negros ...esse era baiano , o apelido era por ter sido preso noventa e nove vezes , entrava na cela , de marcha a ré ...que figura !!! 
devorava um prato repleto de pimentas malaguetas , degustava estalando a língua e bebericando doses de cachaça da roça ...

O Morcela , tinha esse apelido por beber demais ...era branco desbotado , magérrimo , cabelos castanhos claros e tagarela ...seu alimento era cachaça e torresmo ...morreu alguns anos depois de cirrose ...lamentamos muito , mas todos já previam o triste fim do Morcela.

O Pio aparecia quase todos os dias , com fama de enjoado e reclamão ...bebia até cair no chão ...
puxou á mãe , a mania de enjoar aos  outros ...Dona Ana , criava porcos e minha mãe juntava lavagem para 
ela , depois abatiam um porco e repartiam á meia .Dona Ana gostava de choramingar a vida , mas eu gostava dela um tanto ...sempre ia á casa dela passear e comer uns quitutes 

Assim foi minha infância , até os 6 anos , sentada no balcão do boteco do  meu pai e observando os fregueses mais engraçados da cidade . Até hoje sinto saudades daquela vida de menina do interior , o tempo 
passa e jamais esqueço daquelas pessoas que coloriam minhas tardes infantis .

Nenhum comentário:

Postar um comentário